quinta-feira, 14 de agosto de 2014

QUANTO TEMPO LEVA PARA UMA PESSOA CANTAR BEM


Cantar bem depende de vários fatores:
  • Condição atual
  • Estilo musical
  • Objetivos como cantor (profissional ou amador)
  • Dedicação ao estudo
  • Determinação para superar obstáculos
  • Timidez
  • Barreiras psicossociais 

Levando tudo isso em consideração, cantar bem, para uma determina pessoa, pode levar alguns meses ou anos, como foi o meu caso. Mas isso não quer dizer que não se possa obter mudanças significativas na voz em uma ou duas aulas! Muitas vezes uma aula faz a diferença.

Algumas pessoas buscam as aulas de canto simplesmente para terem um momento para si, um momento na correria da vida onde ela pode soltar emoções reprimidas e se divertir cuidando da voz e dela mesma. O megaempresário Abílio Diniz atesta isso em seu blog: http://abiliodiniz.uol.com.br. Essas pessoas geralmente não têm tempo para praticar os exercícios em casa e acabam cantando apenas nas aulas o que implica, logicamente, em um desenvolvimento mais lento, porém não menos efetivo.

Agora, se você tem tempo para estudar, o que mais pode atrapalhar são as barreiras psicossociais. Elas são formadas pelo conjunto de paradigmas de vida atual como “ser músico é ser pobre”, “pra que fazer aula de canto se sua voz é desafinada”, “nunca cantarei tão bem quanto um cantor famoso”, “minha voz é feia”, “não tenho recursos”, “bom cantor é aquele que nasce sabendo cantar”, “não posso errar”, “cantar é um dom” e “eu não tenho o dom de cantar”.  Por mais que a gente não pense nisso na hora, essas ideias estão encrustadas no nosso subconsciente e nos impedem de evoluir mais rápido. É muita expectativa... Portanto, a chave para um desenvolvimento rápido é: acabar com as expectativas. Se permita errar e logo as muletas da voz cairão e ela começará a se desenvolver mais rapidamente. 

Para ilustrar um pouco o que estou falando, assistam ao meu vídeo sobre timidez:



As mudanças não acontecem da noite para o dia! Lembrem-se, a voz funciona pela atuação de diversos músculos que, como qualquer outro músculo do corpo, precisam ser estimulados para se desenvolverem e isso leva um tempo.

Bom estudo a todos!

Um grande abraço!


2 comentários:

  1. Olá,aqui é o José, um admirador seu que veio fazer um comentário pertinente.
    Gustavo, você é simplesmente excepcional e de uma simpatia extrema, já havia visto alguns vídeos seus e já tinha gostado muito e agora tenho a oportunidade de rever alguns e ver outros que ainda não tinha visto e não posso perder a oportunidade de te elogiar e parabenizar pela sua espontaneidade. Por que é notório a sua simplicidade de ser o que é e ensinar o que gosta. Já sou seu fã de carteirinha, muito obrigado por me passar formas corretas e verdadeiras para se aprender a cantar, coisa que tenho muita vontade de aprender e evoluir corretamente, apesar de estar um pouco acima da média, no que diz respeito a idade. Mas a vontade permanece. Um grande abraço e que Deus continue a te abençoar por toda a vida,amém.

    ResponderExcluir
  2. Olá,aqui é o José, um admirador seu que veio fazer um comentário pertinente.
    Gustavo, você é simplesmente excepcional e de uma simpatia extrema, já havia visto alguns vídeos seus e já tinha gostado muito e agora tenho a oportunidade de rever alguns e ver outros que ainda não tinha visto e não posso perder a oportunidade de te elogiar e parabenizar pela sua espontaneidade. Por que é notório a sua simplicidade de ser o que é e ensinar o que gosta. Já sou seu fã de carteirinha, muito obrigado por me passar formas corretas e verdadeiras para se aprender a cantar, coisa que tenho muita vontade de aprender e evoluir corretamente, apesar de estar um pouco acima da média, no que diz respeito a idade. Mas a vontade permanece. Um grande abraço e que Deus continue a te abençoar por toda a vida,amém.

    ResponderExcluir