sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Timbre de voz X Tom de voz X Classificação Vocal

Diariamente eu rebo várias mensagens de pessoas de todas as idades e regiões do Brasil, e até mesmo alguns de fora do Brasil, querendo sanar algumas dúvidas ou que eu diga o que acho da voz delas e o que deveriam fazer para melhorar a voz. Eu procuro responder o máximo que posso, mas infelizmente não consigo atender a todos. Acontece que nessas mensagens costumam aparecer com frequência erros de terminologia, ou seja, utilizam de forma errada certas palavras do meio musical. Isso acaba dificultando um pouco o meu entendimento das dúvidas e também pode induzir as pessoas a conclusões erradas a respeito do uso da voz.

O principal engano está na utilização dos termos “timbre de voz” e “tom de voz”. São duas coisas diferentes que são usadas nas mensagens se referindo à CLASSIFICAÇÃO VOCAL.

Para entender melhor:

  • TIMBRE de voz: o timbre é a “cor” do som, a impressão digital da voz, aquilo que faz com que a sua voz seja diferenciada da voz de uma outra pessoa. Com o estudo da técnica vocal é possível fazer alguns ajustes dentro da boca e na laringe para obter timbres vocais diferentes como: voz nasal, fanha, entubada, estridente, cheia, opaca, soprosa, etc. Todas essas variações timbristicas a gente consegue com ajustes na ressonância, posicionamento da laringe, da língua, abertura da boca e grau de fechamento das pregas vocais.
  • TOM de voz: o tom está ligado à altura do som (graves e agudos) não ao volume. Dizemos que uma pessoa tem um tom de voz grave ou agudo para indicar que a voz falada dela se concentra em regiões mais graves ou mais agudas. Isso não determina a classificação vocal dela, mas pode dar uma pista. 
  • CLASSIFICAÇÃO VOCAL: nomenclatura utilizada para agrupar pessoas com características vocais semelhantes. Atualmente, classificamos as vozes da seguinte forma, da mais grave à mais aguda:
    • Mulheres: Contralto / Mezzo-soprano / Soprano
    • Homens: Baixo / Barítono / Tenor

*Para entender um pouco mais sobre a classificação vocal e seu desenvolvimento na história acesse: História do canto ocidental

O tom de uma música é algo diferente. Uma música é formada, basicamente, por uma harmonia e uma melodia extraídas de um determinado tom, ou conjunto de notas. O que vai determinar se conseguimos cantar, ou não, uma música é a forma como a melodia está escrita, se tem muitos graves ou notas muito agudas. Duas músicas escritas no mesmo tom podem ter harmonias e melodias completamente diferentes! Portanto, é errado falar, por exemplo, “Meu tom é Lá. Só consigo cantar músicas nesse tom.” Podemos cantar músicas em qualquer tom, tudo vai depender de como a melodia foi escrita. Para complementar, assista ao vídeo abaixo.



Concluindo, uma pessoa pode ter um timbre de voz nasal, usar um tom de voz grave, ser um tenor e cantar músicas em diferentes tons. :)

É sempre bom sabermos um pouco de teoria para usarmo os termos com propriedade e nesse site vocês acharão um guia teórico bem interessante: www.maestrovirtual.com.br

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário