quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Aulas e vídeos de técnica vocal online: funcionam ou não?

Esse é um tema bastante comentado e criticado por alguns professores de canto, mas pouco discutido. O fato é que eles estão aí e são a base de estudos de diversos aspirantes a cantores no Brasil e no mundo. Outro fato que deve ser salientado é de que NADA SUBSTITUI A AULA PRESENCIAL COM O PROFESSOR. Por melhor que o vídeo seja, ele não vai tratar das particularidades de todo mundo. As possibilidades e caminhos para o desenvolvimento da voz são muitas e só um acompanhamento direto pode tratar realmente da SUA voz.

As aulas online, como por Skype, se aproximam desse cenário ideal com bastante exercícios que podem ser passados e que resultam num bom desenvolvimento do aluno, mas ainda assim não são como as aulas presenciais por conta das limitações impostas pela conexão (atrasos no som e na imagem, qualidade do vídeo e do áudio). Para que esse trabalho seja realizado, é necessário um mínimo de equipamento (computador com microfone, ou smartphone/tablet e fone de ouvido) e uma conexão banda larga. Alguns profissionais ainda exigem uma certa qualidade nesses equipamentos, mas isso, ao meu ver, acaba excluindo muitas pessoas por falta de condições financeiras para adquirir tais equipamentos. É possível identificar diversos problemas no canto do aluno e corrigí-los mesmo com o equipamento mínimo. Além disso, na minha opinião, o valor cobrado pelas aulas online não pode ser o mesmo da aula presencial pelas rasões já descritas anteriormente.

Os vídeos de dicas, macetes, sacadas, etc, também são muito criticados por alguns que dizem que eles confundem a cabeça dos alunos, o que, em parte, é verdade. Na internet, todo mundo quer falar sobre tudo e cabe ao aluno identificar o que é válido ou não. Se tiver ajuda de um professor de canto, melhor ainda. O negócio é que os vídeos têm o poder de tirar dúvidas momentâneas sem que o aluno precise esperar até a próxima aula, ou pior, tenha que pagar uma aula só pra tirar aquela dúvida.

Quando decidi fazer meu primeiro vídeo de dicas eu nem pensava em fazer outros. Só queria tentar esclarecer alguns pontos sobre a respiração, pois todos os outros vídeos que encontrei eram em inglês (graças a Deus e a meus pais isso não era um problema pra mim) ou passavam informações incorretas a respeito da voz. Queria tornar essas informações mais acessíveis. Já me acusaram de me achar o dono da verdade, mas é o preço que se paga pela exposição.

Enfim, aqueles que não têm professores de canto na sua cidade ou região, ou que não têm dinheiro para pagar aulas presenciais, acharão nos vídeos e aulas online bons materiais para darem início ao aperfeiçoamento vocal. Só é preciso saber garimpar as informações. E aqueles que já fazem aula presencial podem achar nos vídeos informações de grande relevância para futuras discussões em sala de aula. Agora, se seu professor não estiver aberto a discussões...

Lembrem-se: NADA SUBSTITUI A AULA PRESENCIAL COM O PROFESSOR

Segue o meu primeiro vídeo de dicas. :)


Eu também dou aulas online!
Para conhecerem um pouco mais sobre as minhas aulas cliquem aqui.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário